Projeto de leitura:Sacola Viajante”
· OBJETIVO:
O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "SACOLA VIAJANTE" para serem lido por ela e os adultos da sua casa.
· DESENVOLVIMENTO:
Poderá ser qualquer adulto da família, que na maioria das vezes, a própria criança escolhe. Depois a criança terá que fazer o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhará o livro dentro da mala. Cada criança levará a "SACOLA" numa sexta-feira para casa e trará na segunda-feira. O registro será mostrado aos colegas e a história poderá ser lida se houver curiosidade por parte dos coleguinhas, por isso o conteúdo da sacola deverá ser trocado toda semana. O fundamental será incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é um pouco menor. O conteúdo será bem diversificado, podendo conter uma revista, um livro de contos de fada, um gibi, um jornal, etc, propiciando assim um contato maior com diferentes tipos de textos.
O inicio do projeto acontecerá com um café da manhã (ou da tarde) especial para os familiares onde será explicado todo objetivo do projeto e a culminância acontecerá ao final do ano, onde poderá ser feita uma exposição dos livros que as crianças levaram para casa e do caderno de registro com as anotações e ilustrações feitas.
Justificativa:O presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos textos. Ele possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura que nossos alunos tem.
Objetivo geral:Despertar no aluno o interesse pela leitura de histórias clássicas, contos e fábulas.
Objetivo específico:· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.
Procedimentos metodológicos: A professora confecciona sacolas decoradas com o slogam do projeto, os alunos levarão a mala para casa. Nessa mala terá um livro de histórias clássicas, fábulas, revistas, gibis ou contos, juntamente acompanhará um caderno de atividades sobre o livro, o qual terá que respondê-lo. No entanto para os pais serão mandados livros ou revistas que façam com que se interessem pela leitura, tornando-a prazerosa.
Sendo assim, a cada segunda -feira o aluno trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles.
Projeto de leitura:Sacola Viajante”
· OBJETIVO:
O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "SACOLA VIAJANTE" para serem lido por ela e os adultos da sua casa.
· DESENVOLVIMENTO:
Poderá ser qualquer adulto da família, que na maioria das vezes, a própria criança escolhe. Depois a criança terá que fazer o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhará o livro dentro da mala. Cada criança levará a "SACOLA" numa sexta-feira para casa e trará na segunda-feira. O registro será mostrado aos colegas e a história poderá ser lida se houver curiosidade por parte dos coleguinhas, por isso o conteúdo da sacola deverá ser trocado toda semana. O fundamental será incentivar o hábito da leitura principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é um pouco menor. O conteúdo será bem diversificado, podendo conter uma revista, um livro de contos de fada, um gibi, um jornal, etc, propiciando assim um contato maior com diferentes tipos de textos.
O inicio do projeto acontecerá com um café da manhã (ou da tarde) especial para os familiares onde será explicado todo objetivo do projeto e a culminância acontecerá ao final do ano, onde poderá ser feita uma exposição dos livros que as crianças levaram para casa e do caderno de registro com as anotações e ilustrações feitas.
Justificativa:O presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos textos. Ele possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura que nossos alunos tem.
Objetivo geral:Despertar no aluno o interesse pela leitura de histórias clássicas, contos e fábulas.
Objetivo específico:· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.
Procedimentos metodológicos: A professora confecciona sacolas decoradas com o slogam do projeto, os alunos levarão a mala para casa. Nessa mala terá um livro de histórias clássicas, fábulas, revistas, gibis ou contos, juntamente acompanhará um caderno de atividades sobre o livro, o qual terá que respondê-lo. No entanto para os pais serão mandados livros ou revistas que façam com que se interessem pela leitura, tornando-a prazerosa.
Sendo assim, a cada segunda -feira o aluno trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles.
Objetivo específico:· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.
Procedimentos metodológicos: A professora confecciona sacolas decoradas com o slogam do projeto, os alunos levarão a mala para casa. Nessa mala terá um livro de histórias clássicas, fábulas, revistas, gibis ou contos, juntamente acompanhará um caderno de atividades sobre o livro, o qual terá que respondê-lo. No entanto para os pais serão mandados livros ou revistas que façam com que se interessem pela leitura, tornando-a prazerosa.
Sendo assim, a cada segunda -feira o aluno trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles.
Obrigada por compartilhar suas experiências conosco!
ResponderExcluir